Prefeitura publica exonerações de Aline e Mineiro, que deixaram as secretarias por falta de autonomia
Diego OliveiraRedação Cenário MS

A prefeitura de Bataguassu publicou nesta terça-feira (18), no Diário Oficial da Assomasul o pedido de exoneração da secretária de saúde, Aline Abbott e do secretário de infraestrutura, Marilson Pinheiro, conhecido por 'Mineiro'. Aline e Mineiro ficaram pouco mais de dois meses a frente das pastas e pediram demissão nesta segunda-feira (17), alegando falta de autonomia a frente das secretárias.
Os dois secretários foram indicados após a criação do Conselho Municipal de Administração e Transparência Pública de Bataguassu, que contava até ontem com 7 membros, sendo que cinco deles renunciaram nesta segunda-feira, entres o ex-prefeito Pedro Arlei Caravina.
Assim como a criação do conselho, a nomeação de Aline e Mineiro gerou uma expectativa positiva muito grande na população. Ambos receberam total apoio e tinham a missão de colocar as secretarias nos trilhos. Antes, as cobranças eram muitas em relação aos caos na saúde pública e o atraso no termino das obras.
Na saúde, entre as principais ações realizadas pela secretária Aline Abbott, foi o credenciamento de novos médicos especialistas para atender a população de Bataguassu no Pronto Socorro Municipal, principalmente no sobreaviso, que vinha tendo muitos problemas antes da sua gestão.
Aline trouxe para Bataguassu a médica Monique Aparecida Eduardo de Souza, especialista em ginecologia e obstetrícia, que está prestando atendimento de sobreaviso no Pronto Socorro Municipal e atendimentos clínicos na na Clínica da Mulher. Com a articulação da secretária Aline, também passou a atender de sobreaviso no Pronto Socorro Municipal o Dr. Samir Assan Abdalla Douidar. Ambos moradores de Bataguassu. Um novo cirurgião geral também foi contratado na gestão de Aline.
No dia 30 de dezembro de 2021, Aline concedeu uma entrevista ao Jornal Cenário MS, onde destacou que durante o curto período a frente da pasta muitas conquistas fora realizadas "Conseguimos fazer exames que estavam parados como o endoscopia, ultrassom de mamas e endovaginal e conseguimos um aparelho de ultrassom novo do projeto Bem Nascer do Governo do Estado".
Por fim, Aline ainda conseguiu a contratação de um novo cirurgião geral assim como o início dos agendamentos das cirurgias eletivas, já em realização no município. Tambpem foram retomados os exames de eletroencefalograma, punção da PAAF em convênio com uma clínica particular do muncípio, além de multirões de exames de mamografia, próstata e PSA
Na Secretaria de Infraestrutura, Mineiro deu uma nova cara a pasta com melhoras nos serviços de coleta de entulhos, limpeza pública e no setor de engenharia - que estava sob comando da engenheira Patrícia Trombeta Cheregati Ascencio, também indicada pelo Conselho Administrativo e que assim como Aline e Mineiro também pediu exoneração ontem - foram reincidido todos os contratos vigentes com as empresas que não estavam conseguindo terminar as obras, deixando pronto para relicitar os projetos.
No entanto, mesmo com as conquistas citadas, ainda faltava autonomia aos secretários nas decisões e para formar aquipe. Além disso ambos se depararam também com a lentidão no setor de licitação, o que dificultava o andamento das gestões.
O nome dos novos secretários ainda não foi divulgado pela prefeitura.
Conselho Administrativo
O ex-prefeito, Pedro Arlei Caravina (PSDB) e outros 4 membros do Conselho Municipal de Administração e Transparência Pública de Bataguassu, renunciaram aos cargos dentro do conselho na manhã desta segunda-feira (17). O conselho foi criado para auxiliar o prefeito Akira Otsubo (MDB) nas decisões administrativas.
Deixaram os cargos, o ex-prefeito de Bataguassu e atual secretário-adjunto de Infraestrutura do Estado de Mato Grosso do Sul, Pedro Arlei Caravina que era o presidente do conselho; a ex-primeira dama de Bataguassu Wanderleia Caravina que era suplente do presidente; o representante da Câmara Municipal, Cleyton Silva; a representante dos funcionários públicos, Nuciene dos Santos Silva e o representante da sociedade civil, o o empresário Claudio Kosloski.
Ficaram no conselho apenas a procuradora geral do município, que representa a administração municipal, Nadir Vilela Gaudioso e sua suplente Maria Aparecida Maia.

Brincaki - Locação de brinquedos infantil

Sanesul é condenada a manter emprego de concursadas que tiveram cargos extintos
