Bataguassu registra 17 novos casos positivos de Covid-19
RedaçãoCenário MS

O Boletim Informativo divulgado na última sexta-feira, dia 18 de setembro, pela Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, voltou a registrar casos Positivos de Covid-19 no município.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, a maior parte dos casos foram registrados durante uma testagem em massa realizada na unidade prisional de Bataguassu nos dias 16 e 17 de setembro após a chegada de reeducandos transferidos da unidade prisional de Dourados (MS) para o município.
"A testagem em massa foi realizada devido um desses reeducandos transferido ter apresentado sintomas de Covid-19, que acabou sendo um caso positivo. Desta forma, fizemos a testagem geral para garantir que os demais reeducandos não fossem contaminados", explica.
Maria Angélica comenta que durante a ação, 147 reeducandos (toda a unidade) foram submetidos aos exames, sendo que no total 13 deles testaram positivo para o Novo Coronavírus (a maioria deles são reeducandos que vieram de Dourados).
Conforme a secretária, do número total de casos positivos [13], três reeducandos já estão recuperados (casos IGG). Os demais permanecem em isolamento, sendo acompanhados pela equipe de saúde.
Segundo a unidade prisional, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) está adotando todos os protocolos preventivos para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 dentro do presídio.
A unidade prisional informou ainda que todas as celas passaram por desinfecção ontem (17.09) e que os reeducandos que atualmente entram no presídio estão sendo isolados em local diferente dos contaminados e também não são colocados diretamente com a população carcerária que não contraiu o vírus.
Os 14 funcionários que atuam na unidade prisional também foram testados na ação e não estão contaminados pelo vírus.
Conforme Boletim atualizado neste domingo, dia 20, Bataguassu possui 780 casos confirmados destes, 758 estão recuperados, sendo 15 casos ativos. (Confira no fim da reportagem)
OUTROS CASOS
No Boletim Informativo, outros quatro casos positivos foram registrados, sendo dois profissionais de segurança pública (Corpo de Bombeiros) submetidos aos protocolos de testagem em massa e outros dois casos registrados em cidadãos comuns. Todos permanecem em isolamento domiciliar.
CONTAMINAÇÃO
No início da semana, ao falar sobre as novas flexibilizações acordadas durante a reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), por meio de um vídeo divulgado em suas redes sociais no dia 15 de setembro, comentou a respeito da cidade de Bataguassu ter zerado o número de Casos positivos (Ativos) de Coronavírus no município.
Porém, o Boletim Informativo divulgado na mesma data (15) ainda apresentava casos em investigação - os quais aguardavam resultado, que poderiam evoluir para Casos positivos ou Casos descartados. "Não vencemos a Covid-19, mas tivemos uma redução de casos positivos. Isso é um fato. Acreditamos que o vírus está controlado em nosso município, mas precisamos nos manter vigilantes", comenta Caravina, que é o atual presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).
O prefeito lembra que as medidas de higiene pessoal (lavagem das mãos com água e sabão; ou com álcool em gel); o uso de máscara facial, o distanciamento / isolamento social e evitar aglomerações devem ser hábitos rotineiros na vida dos cidadãos bataguassuenses. "As flexibilizações não significam que podemos voltar a viver normalmente. Ainda existem restrições que devem ser seguidas. Precisamos continuar atentos. O vírus é letal. Conto com a compreensão de todos", finaliza.
7ª MORTE
A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde esclareceu por meio de nota a respeito do quadro clínico do paciente de 78 anos, do sexo masculino, acometido fatalmente por Covid-19 na última quarta-feira, dia 16 de setembro.
Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde, o paciente, que apresentava comorbidade (hipertenso), foi internado pela primeira vez no dia 28 de agosto, em um leito clínico. O exame "swab" foi coletado para descobrir se o caso era de Covid-19 e posteriormente foi encaminhado para o Lacen-MS. O resultado do exame deu negativo para Covid-19.
O paciente, que permaneceu internado foi submetido a exames de tomografia do tórax, que apresentou quadro com suspeita de pneumonia ou Covid-19, porém, o exame feito no paciente já havia sido descartado o caso de Covid-19.
Nessa primeira internação, o paciente permaneceu na Santa Casa local por três dias em leito dedicado (leito destinado a pacientes com Covid-19) e saiu desse leito por seu quadro clínico não ser de Covid-19.
O paciente foi submetido a vários exames de raio X do tórax, foi diagnosticado com um derrame pleural e foi submetido a uma drenagem de tórax . No dia 5 de setembro, o paciente teve alta médica hospitalar.
Já no dia 12 de setembro, o paciente foi internado novamente em um leito clínico e atendido com um quadro de dispineia (70% oxigênio), com evidência para um novo derrame pleural (exame de tomografia realizado no paciente apresentou evidência).
Um novo teste rápido para Covid-19 foi realizado no paciente e apresentou resultado negativo novamente.
No dia 14 de setembro, por sua vez, o paciente é novamente submetido ao exame "swab" e encaminhado para o Lacen-MS.
No dia 16 de setembro, o paciente teve uma piora no quadro clínico e foi encaminhado para o leito de UTI no período da manhã. Na mesma data [16 de setembro], o paciente teve óbito registrado no período da noite.
O resultado do último exame "swab" coletado deu positivo para Covid-19, que apontou a causa da morte do paciente.
BOLETIM EPIDEMILÓGICO
