publicidade
Segunda, 20 de Novembro de 2017 - 11h47
Saiba mais sobre os cursos de Serviço Social, Pedagogia e Psicologia oferecidos pela Unigran de Bataguassu
A Unigran de Bataguassu oferece ainda cursos de ciências exatas e agrárias, ciências humanas e sociais, e de ciências da saúde
Elenize Oliveira
Cenário MS

SERVIÇO SOCIAL


O curso tem duração de 4 anos

O Serviço Social é uma profissão que requer formação universitária, sendo legalmente reconhecida desde 1956, cuja Lei de Regulamentação da Profissão foi revisada e atualizada pela Lei 8.662/93. Seu Código de Ética também foi revisado pela Resolução do Conselho Federal de Serviço Social Nº. 273/93.

O Assistente Social, formado pelo curso de Serviço Social da Unigran, deverá atuar como referência na concepção social e crítica da sociedade em que atua e na compreensão das relações sócio-econômica, política e cultural.

O objetivo do curso é formar Assistentes Sociais numa visão generalista humanista crítica e reflexiva, apto a desenvolver projetos que subsidiem as políticas públicas, com vistas a provocar a transformação social, capazes de desenvolver uma prática profissional voltada para especificidade histórico-social da realidade em que atuam.

O Profissional de Serviço Social é capacitado para:

Identificar as demandas presentes na sociedade, visando formular e executar políticas sociais em órgãos da administração pública, empresas e organizações da sociedade civil;
Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia de direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social;
Realizar estudos sócio-econômicos para identificação de demandas e necessidades sociais;
Exercer funções de direção, em organizações públicas e privadas, na área de Serviço Social;
Supervisionar diretamente estagiários de Serviço Social; Trabalho Multidisciplinar e Interdisciplinar, nas inter-relações e integrações sociais.

PEDAGOGIA

O curso tem duração de 4 anos 

O Curso de Pedagogia da Unigran, vinculado à Faculdade de Educação forma docentes para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Educacional. Tem como meta principal, formar um profissional comprometido com o projeto de transformação social, capaz de contribuir para a melhoria das condições em que se desenvolve a educação, no contexto da região e do país.

O licenciado em Pedagogia pode atuar como professor na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Pedagogo poderá, além da docência, efetuar seleção e treinamento de recursos humanos, organizar, dirigir e coordenar escolas, organizar e confeccionar materiais didáticos, bem como, realizar assessoramentos e articular e organizar práticas pedagógicas junto a professores e alunos.

O objetivo geral do curso é 

Proporcionar a formação teórico-prática do professor para a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para que desenvolvam competências necessárias para lidar com as diferenças e a pluralidade cultural presentes no contexto social em que se insere nosso município de Dourados, o Estado de Mato Grosso do Sul e nosso país.

Desenvolver um trabalho de reflexão e ação sobre o espaço organizacional da escola, garantindo aos profissionais da educação um nível de formação pedagógica interdisciplinar capaz de superar a "qualificação especializada", que historicamente determinou a fragmentação do trabalho para a administração, supervisão e orientação educacional, formando um profissional que consiga estabelecer vínculo entre o trabalho de gestão administrativa e pedagógica, tendo consciência da importância do trabalho integrado.

Integrar os estágios na dinâmica da formação do pedagogo, na totalidade do curso, buscando articular os eixos do ensino, de pesquisa e de extensão.

Objetivos Específicos

Fornecer subsídios para a atuação docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, promovendo situações educativas que propiciem o desenvolvimento integral da criança.
Promover a gestão do trabalho pedagógico em contextos educacionais formais e não-formais, por meio de ações coletivas que objetivam o desenvolvimento da autonomia na tomada de decisões e na busca de soluções às necessidades sociais e educacionais contemporâneas.
Possibilitar a formação do educador que atue em atividades que compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares; produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
Propiciar a construção de conhecimento teórico-metodológico através do incentivo à realização de pesquisas e de participação em atividades de extensão.
Propiciar a inter-relação entre a Unigran e a comunidade externa, sendo papel da universidade o estímulo à reflexão e à construção de projetos voltados a diferentes contextos e saberes.
Promover ensino de qualidade que possibilite ao futuro profissional, resgatar o compromisso da educação com a sociedade brasileira, mediante uma prática pedagógica competente.
 

O profissional egresso do curso de Pedagogia deverá conhecer e atuar criticamente na realidade social e educacional, a partir de sua inserção nos diferentes contextos de atuação por meio do conhecimento de fundamentos teórico-metodológicos e da reflexão e ação, condições necessárias ao exercício profissional. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia da Unigran deve contemplar: a docência em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; a Gestão Educacional, que integra as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares (Gestão Escolar).

Campo de Atuação

O licenciado em Pedagogia da Unigran deve contemplar a docência na Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
a gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares;
compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;
reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
participar da gestão das instituições em que atuem enquanto profissionais, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
por fim, no caso de professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, deverão promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena, além de atuar como agentes interculturais, com vistas a valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.


PSICOLOGIA

O curso tem duração de 5 anos

O curso pretende formar profissionais aptos para desenvolverem ações destinadas a ajudar o homem a compreender melhor seus anseios e dificuldades, seus sentimentos e expectativas e a resolver os conflitos e obstáculos que envolvam seu mundo psíquico, possibilitando ao indivíduo melhor relação consigo mesmo, com o outro e com o meio em que vive.
 

O Curso forma um profissional generalista, capacitado teórica e tecnicamente com sólida visão das linhas filosóficas e ideológicas que sustentam os conhecimentos em Psicologia, capaz de buscar novos campos e novas orientações, tendo condições de intervir em situações desafiadoras e novas, calcadas na dinâmica da realidade social, podendo atuar isoladamente ou em equipes interprofissionais, em pesquisa e no ensino.

Campo de Atuação

Licenciatura: Possibilita a atuação na docência, em disciplinas das áreas da Psicologia, no ensino médio.
Bacharelado: Realiza investigações científicas através de metodologias adequadas à Psicologia; colabora para o desenvolvimento e formação integral do profissional e atendidas as exigências legais, o ingresso na pós-graduação, a fim de atuar na docência, no ensino superior.

Formação Profissional

área Clínica: Atuação em consultório particular; clínicas de psicologia; clínicas comunitárias e de repouso; centros de saúde e ambulatórios; instituições de reabilitação; hospitais; realização de psicodiagnóstico e terapia individual ou em grupo.
área Educacional: Atuação junto a toda comunidade escolar; creches; pré-escolas; escolas regulares e especiais; orientação frente ao processo ensino-aprendizagem; avaliação e intervenção junto aos problemas de aprendizagem, dificuldades psicomotoras; capacitação de professores auxiliando na implantação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem; orientação psicopedagógica a educadores, alunos e pais; orientação vocacional/profissional.
área do Trabalho: Recrutamento; seleção; elaboração e aplicação de programas de treinamento e formação de mão-de-obra; consultoria; diagnóstico organizacional; análise e solução de problemas de relacionamento pessoal no ambiente de trabalho; prevenção da saúde do trabalhador.
área Social: Planejamento, execução e avaliação de programas comunitários de saúde, educação, trabalho, lazer e segurança; Acompanhamento em penitenciárias e órgãos de atendimento a menores; Realização de análise e intervenção que favoreçam a reflexão e possível alteração da realidade social.
área Institucional: Realização de leitura diagnóstica, análise e intervenção na instituição; participação na elaboração de programas preventivos e realização de pesquisas sobre a saúde mental da população.


Para mais informações, procure o prédio da Unigran Net Bataguassu que fica na Avenida Estrada Uerê, 265. Bairro Jardim Acapulco. Em frente a APAE. 
Telefone (67) 3541-2576, falar com Jonas Vitorino.
  (Atendimento a partir das 14:00 horas)

Clique aqui e curta a FanPage da Unigran no Facebook
A Unigran Polo Bataguassu esta presente nas redes sociais para ficar mais perto de você. Aproveite mais este canal de contato direto com a sua universidade. A Unigran é o seu futuro de sucesso! 

publicidade


© Copyright 2014-2016 - CenárioMS - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Ribero Design

(67) 9979-5354